Pela tradição cristã, Judas Iscariotes um dos doze discípulos de Jesus, foi considerado traidor ao entregar Jesus aos soldados do império Romano por trinta moedas. Desde aí, os devotos do cristianismo, comemoram o sábado de aleluia como uma manifestação simbólica de punição ao Judas pelos seus feitos. Embora exista controvérsia sobre a história de Judas se vilão ou mocinho, devido livros apócrifos afirmarem que Jesus havia pedido que Judas cumprisse esta missão, para que eles ressuscitasse como prova de que o filho de Deus estava somente na terra de passagem e não pertencia ao mundo dos homens.
Verdade ou mentira a tradição mantém-se firme, e os cristão durante a semana santa celebram todos os passos da trajetória de Jesus até sua ressurreição.
Por isto, em toda parte do mundo, inclusive no Brasil e em nossa região amazônica, muitas são as formas de celebrar o tempo de passagem: A páscoa dos Cristãos. l
E Deste momento de celebração, o sábado de aleluia torna-se o momento talvez mais emblemático da passagem entre o sagrado e profano. Aqui em Belém, organizações da sociedade civil presente em alguns bairros tais como: Cremação, Jurunas, Umarizal entre outros, aproveita para satirizar aqueles que vêm cometendo atrocidades, violando direitos, ou desreispetando os direitos legítimos dos cidadãos. Sejam eles: autoridades políticas, representantes de classes, ou cidadãos que por atitudes inóspitas, acreditam por seus critérios “éticos” serem cinicamente os mais politicamente corretos dos mortais.
Este ano, o jovem Weligton assassino de realengo no RJ e o prefeito de Manaus estão na mira dos organizadores, talvez outros devem também está. Então quem você colocaria na lista dos Judas do Pará, do Brasil e do mundo, como sendo merecidamente a personificação do Judas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário